🧩Overview do Processo de Vendas Outbound
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Você vende: Soluções, melhoria do processo de negócio, crescimento, segurança, bem-estar, melhoria, organização e estruturação do processo. Por algum acaso isso é o que entregamos através de sistemas de gestão e na consultoria expressa da implementação.
Você não vende: SISTEMA você NÃO VENDE diretamente. Não tem sistema na prateleira pra vender se não agregar valor pro cliente. A venda é consultiva.
Quais soluções atuamos? Nós ajudamos com materiais de apoio, consultoria, ferramentas e sistemas para te ajudar a chegar na melhor gestão do seu negócio, mas na prática, para atingir os objetivos que você quer e precisa no dia-a-dia do seu negócio.
Este é o fluxograma completo do processo de vendas, ele foi feito com o intuito de facilitar, padronizar e evitar retrabalho em todas as atividades comerciais. Para mais detalhamentos de cada etapa abra o respectivo tópico dentro deste playbook.
Os gatilhos de passagem entre etapas são condições mínimas que um lead precisa atingir para passar para o próximo passo.
Isso é importante porque garante que todos os leads que estão em determinada etapa estão no mesmo momento de compra. Assim, fica muito mais fácil trabalhá-los com a melhor experiência possível.
Além disso, cumprir os gatilhos corretamente permite ao seu gestor identificar onde está o gargalo (onde se perde mais leads) no processo de vendas. Isso, por sua vez, permite aumentar as taxas de conversão entre etapas.
Exemplo: o gatilho de passagem entre a etapa de conexão e a etapa de necessidade é o lead reconhecer que tem um problema. Se ele não verbalizar que ele concorda que há oportunidade de melhoria, que o problema X é relevante e impacta a operação dele, ou algo parecido ele não reconheceu. Portanto, para aquele lead, não há necessidade de seguir adiante.
Para melhor medir sua eficiência no processo é importante dividi-lo em etapas. Lembre-se que, para seu processo de vendas ser centrado no cliente, essas etapas devem levar em conta como seu cliente compra e nunca como você quer vender para ele.
Ao finalizar cada processo especifique para o seu cliente quais serão os próximos passos e as respectivas datas.
Ex.: Ok Fulano, vou analisar todos os detalhes com o pessoal técnico/administrativo e te ligo amanhã às 17:00 horas, esse horário é tranquilo para você?
Certifique-se de estabelecer o próximo passo e a data de retorno de forma clara para o seu cliente. Para não ficar no "vou ver e te falo".