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Detalhamento

Veja o que fazer após o Lead dizer que quer se tornar um Cliente Divergente!

Em um processo de vendas bem feito o fechamento acontece na própria call de solução, por e-mail ou se necessário uma reunião para isso, muitos casos ela serve apenas para tirar dúvidas (últimas objeções) e alinhar timing.

Quanto melhor o seu processo, mais fácil vai ser essa conversa. Portanto, essa etapa é uma consequência do seu trabalho como vendedor.

Touchpoints de fechamento

O Cliente quer comprar! E agora?

Ao fazer a apresentação e o fechamento, o cliente verbalizar que a solução vai atendê-lo e concordar com os valores e prazos, siga as seguintes etapas:

1) Estruture todos os detalhes da negociação e dados do cliente e envie no email do seu líder para ele verificar e aprovar tudo.

2) Após a aprovação, envie para o cliente o email com os detalhes da negociação e peça para ele confirmar POR EMAIL (com um "ok" ou "aprovado").

3) Após o cliente aprovar, comunique ao setor administrativo que a proposta foi aprovada (enviar o e-mail com os detalhes da negociação, dados do cliente e cartão CNPJ para eles poderem emitir o contrato e enviar no e-mail do cliente.

4) Acompanhe com o seu cliente o processo de assinatura do contrato. Pergunte se chegou no e-mail, se está tudo certo.

5) Após a assinatura do contrato será emitida as faturas ou cobrança em recorrência conforme o planejamento financeiro acordado na negociação.

6) Acompanhe o processo de pagamento das faturas. Verifique se chegaram, se estão com os valores e prazos corretos.

O que deve ser colocado no e-mail de detalhes da negociação

O e-mail com todos os detalhes que você negociou com o seu cliente no fechamento é muito importante, é com ele que você irá formalizar e garantir o que irá e não irá entregar.

As informações a serem inseridas são:

  • CNPJ principal para realização do contrato - para fins administrativos.

  • Quais os módulos o seu cliente está adquirindo - a lista de todos os módulos do sistema adquiridos.

  • Quais módulos irão ser entregues por bonificação (se houver)

  • Qual é o plano de implementação adquirido, com todos os detalhes do que irá ou não comportar

  • Qual é o investimento

  • Qual é a programação financeira, com as datas exatas de cada pagamento

  • Qual é a data do primeiro onboarding e do primeiro treinamento do cliente

  • Dados do cliente, como CNPJ, razão social, nome do responsável, e-mail do responsável, telefone responsável

  • Link do negócio no CRM

  • Cartão CNPJ de faturamento do cliente.

Veja um EXEMPLO de e-mail de detalhes da negociação em mensagens padrão de fechamento.

Compellings

Os compellings são suas moedas de troca como vendedor para o cliente. Geralmente, as empresas oferecem descontos, melhores prazos de pagamento, horas de consultoria grátis, mentorias específicas em troca do fechamento até o dia combinado, cursos online, etc.

Lembre-se que a negociação é uma troca, portanto, não ofereça compellings a qualquer um, mas sim, apenas àqueles que realmente precisam disso para fechar. Em contrapartida, garanta o comprometimento do contrato assinado em determinado prazo combinado.

Use esse espaço para definir quais compellings seus vendedores têm na mão, quando utilizar, como utilizar e principalmente quando e como NÃO utilizar.

Perguntas de Fechamento:

  • Você gostou da solução que eu te apresentei? Achou fácil/Intuitiva?

  • Você acredita que esta solução X vai atender o problema Y que você tinha me falado?

  • Neste prazo Z fica legal para iniciarmos o projeto, com expectativa de finalizar na data B?

  • O valor está dentro daquela expectativa de investimento que conversamos da última vez e facilitamos o investimento para vocês. Se confirmar agora posso marcar o início específico para o dia C, pode ser?

Motivos de perda

Alguns exemplos de motivos de perda nesta etapa:

  • Sem recursos para investimento neste momento

  • Desacordo na negociação comercial (Pagamento)

  • ICP, mas fora do momento de compra (Maturidade)

  • Fechou com outra solução da concorrência

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