Detalhamento

A anatomia de uma boa Call de conexão é ser rápida, entregar valor e qualificar o lead.

Como a primeira conversa efetivamente acontece nessa etapa, é preciso validar as informações vindas do marketing e qualificar com base em critérios objetivos que demonstram se o lead tem perfil de compra ou não.

Por causa da qualificação, é natural que essa seja sua etapa com a pior taxa de conversão já que perder muitos leads aqui não necessariamente é ruim.

Técnicas de vendas que podem ser utilizadas nessa etapa: GPCT CI, BANT, SPIN Selling

Exemplo de informações para se captar/validar na conexão:

  • Tempo (de pessoas que usarão sua solução)

  • Orçamento (capacidade financeira da empresa para contratar sua solução)

  • Necessidade (que sua empresa consegue resolver)

  • Maturidade (conhecimento mínimo no tema que sua solução atua)

  • Prioridade (resolver o problema é uma prioridade para a empresa)

  • Interesse no próximo passo (marcar próxima reunião)

O gatilho de passagem da etapa de conexão para necessidade é:

Exemplo: o lead afirmar que tem um problema e que é prioridade resolvê-lo agora.

Abordagens e Qualificação

O objetivo da Discovery Call é descobrir mais sobre o cliente, se ele se enquadra ou não no perfil ideal de cliente, o PIC. Logo, o SDR deve resistir à tentação de falar demais sobre o seu próprio produto ou serviço. O SDR deve “puxar a língua" do contato, ou seja, deve instigá-lo a falar sobre o negócio dele e os desafios que enfrenta. Em outras palavras, o SDR deve escutar mais e falar menos.

Antes de investigar os problemas e desafios que o lead enfrenta, procure saber como o negócio dele funciona e como está estruturado. Parta das perguntas mais genéricas para as mais específicas. Ter um bom fluxo de qualificação para as Discovery Calls de seus SDRs é fundamental para a produtividade do processo de cold calling 2.0.

Abertura e apresentação. Perguntas de abertura e apresentação:

  • Te peguei numa hora ruim?

  • Vi aqui que você

Conexão:

Demonstre um interesse verdadeiro no contato e em seu negócio.

  • Há quanto tempo você abriu a empresa?

  • Você toma conta sozinho ou alguém te ajuda?

Discuta a situação atual do negócio do cliente. Demonstre um interesse verdadeiro.

  • Como você faz o controle de estoque?

  • Como o seu processo de ………….. emissão de notas funciona?

  • Há quanto tempo você usa esse ……………………….?

Sonde quais são as suas necessidades do cliente e confirme o seu entendimento sobre elas.

  • Porquê você adquiriu o …….. que usa atualmente? Quem tomou a decisão de aquisição?

  • Quais são os seus desafios atuais?

  • Você já procurou alguma alternativa?

  • Você já teve alguma experiência ruim com outra alternativa? Como foi?

  • Onde "organizar sua empresa" (isso) se encaixa na sua lista de prioridades no momento? O que é mais importante que isso?

  • Qual a chance de isso acontecer (um projeto/aquisição) ainda neste ano (próximos 6 meses)?

  • Porquê fazer isso agora? (ou, porque deixar para depois?)

Posicione a sua solução de forma a se encaixar ao problema que ele enfrenta.

  1. Necessidade, problema do cliente

  2. Como o seu produto ou serviço atende à necessidade, problema ou desafio do cliente

  3. Lide com as objeções. Objeção + Argumento(s) para lidar com a objeção.

  • “Não tenho tempo para falar agora.”

  • “Não tenho interesse em implementar o sistema."

  • “Não tenho orçamento para isso.”

  • “Está muito caro”

  • “Agora não, mês que vem”

Objeções:

  • Já tenho uma ferramenta.

Legal. Qual ferramenta vocês utilizam?

Essa ferramenta te atende em controle de estoque, controle de caixa, emissão de nota…?

Caso tenha uma ferramenta que facilite a gestão desses processos, você tem interesse em conhecer?

  • Eu já tenho um responsável por isso

Legal. É ele quem toma as decisões dessa parte de gestão de processos?

Você pode me passar o contato dele pra gente verificar se pode ajudar em alguma coisa?

Estabeleça os próximos passos (Gatilhos de passagem)

  • Enviar um material que esclareça as dúvidas do cliente e solucione sua dor.

  • Definir o escopo de uma proposta.

  • Agendar uma reunião por videoconferência ou presencial.

    • Data + Hora + Confirmação de interesse e atenção total

  • Agendar uma ligação.

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