Page cover

🧠Inteligência Comercial

Esse é o processo de consideração e pesquisa para abordar novos prospects.

Antes de preparar a lista pare e pense nos seguintes tópicos:

  • Qual CNAE você irá prospectar?

  • Porque esta escolha? Em que você irá ajudar?

  • Alinhar com o gestor (uma segunda opinão pode ser muito válida)

Pesquisa

O objetivo da pesquisa é validar as informações dos leads recebidos e entender se faz sentido seguir com o processo comercial ou não. Por exemplo, em casos de seu prospect claramente não se beneficiar com sua solução por causa do modelo de negócios de ambas as empresas não se encaixarem, é preferível nem tentar avançar para não perder o seu tempo, o da outra pessoa e não prejudicar a experiência com sua empresa.

Após entender que faz sentido avançar com o lead, pesquise informações que vão possibilitar agregar valor, construir uma abordagem mais contextual e construir um rapport já no primeiro contato.

Analisar o site, facebook, Linkedin, campos preenchidos no formulário (em casos de leads inbound) são algumas das formas de obter as informações desejadas.

Gerar Listas

Após definir qual CNAE você irá prospectar é hora de conseguir contados válidos de leads, quanto mais selecionados e qualificados melhor.

Onde conseguir listas de contatos:

  • Redes atacadistas;

  • Comunidades em redes sociais

  • Associações

  • Sindicatos

  • SN

Como enriquecer os contatos:

Motivos de Perda

Padronizar os motivos com que os leads são perdidos facilita a análise de onde está o gargalo da prospecção. Com esses dados, por exemplo, o marketing pode trabalhar para ser mais assertivo no envio dos leads certos.

Além disso, vendas saberão exatamente onde arrumar o discurso no início do processo para engajar mais leads e colocar mais deles dentro do CRM.

Exemplos de motivos de perda na prospecção:

  • Lead foi abordado recentemente

  • Informações de contato falsas ou incompletas

  • Lead não tem fit com a solução

  • Já é cliente

  • Tem outra prioridade

  • Não consegui contato

Neste caso o motivo de perda é uma condição para não avançar a etapa, e o motivo da perda é preenchido logo quando o lead é perdido no processo comercial.

Fluxo de Cadência

Para garantir uma prospecção excelente, é preciso fazer várias tentativas de contato, em diversos canais: telefone, e-mail e social.

Mas como saber qual é a sequência de atividades com mais chances de conseguir contato com seu prospect?

Por isso, é imprescindível primeiramente garantir que todos os vendedores cumpram essa cadência. Para construir uma, leve em consideração seu ticket médio, a origem dos seus leads e o perfil deles.

Abaixo um exemplo de cadência medium touch (mais adequada para tickets intermediários)

1. Ligar e adicionar no LinkedIn no momento em que receber o lead (dia 0)

2. Enviar e-mail (dia 0)

  1. Ligar (dia 1)

  2. Ligar (dia 2)

5 Enviar e-mail (dia 2)

  1. Ligar (dia 3)

  2. Enviar e-mail (dia 5)

Materiais adicionais recomendados de auxílio nesta seção:

O que é, para que serve e dicas de ouro de como fazer fluxos de cadência

Last updated