🛄Conceitos de Gestão

Aqui você verá um breve descritivo de cada conceito da Administração de Processos.

Compras

O que é um processo de compras?

São todas as atividades de aquisição de bens e serviços necessários para o funcionamento ideal da empresa. Esse processo começa com um pedido de compra vindo de qualquer outra equipe da empresa.

Principais sub-processos e controles

  • Pedido de compra: é uma solicitação de aquisição de bens e serviços.

  • Aprovação: análise e aprovação do pedido por uma liderança responsável.

  • Ordem de compra: documento enviado à seleção de fornecedores para receber suas cotações.

  • Assinatura do contrato ou aceite da proposta: documento assinado pelas partes que detalha as condições, quantidades, preços, prazos referentes à compra.

  • Entrega do bem/serviço: conferir o recebimento e controle de qualidade da entrega.

  • Verificação em 3 etapas: conferir todo o processo de compras para comprovar se não houve falhas. Você deverá verificar e comparar o pedido de compra com a fatura do fornecedor e com as cobranças que saíram do caixa da empresa.

  • Fechamento: Após a verificação, o processo de compras é encerrado. Por fim, não esqueça de realizar a atualização e controle do estoque, além das devidas transferências para os setores da empresa.

Problemas de um processo inadequado

  • Lentidão no processamento de pedidos: demora em todo o processo, causando atrasos.

  • Insatisfação: alto índice de erros e necessidade de retrabalho.

  • Má relação com fornecedores: a desorganização do processo de compras se reflete na demora para elaboração de contratos e pagamento dos fornecedores.

  • Perda de vendas

Benefícios de um processo adequado

  • Economia de tempo e dinheiro

  • Redução de custos

  • Evita gastos desnecessários

  • Evitar erros

  • Melhorar o controle orçamentário da empresa

  • Evita a perda de produtos com validade.

  • Permite ao gestor efetuar uma movimentação financeira mais produtiva.

  • Permite que o gestor faça cotações diretamente pelo sistema e efetue compras melhores.

  • Registros de compras enviadas a fornecedores. Permite que o gestor veja um relatório do histórico de preços que lhe foram cobrados e que confira os pedidos com a nota de entrega. Possibilitando melhores negociações e evitando transtornos no recebimento de mercadorias.

  • Registros de entrada de compras de produtos.

Benefícios do Sistema:

O sistema permite que o gestor atualize os preços de venda de acordo com os reajustes das notas de compra enviadas automaticamente. Ganhando tempo e evitando margens muito pequenas ou prejuízos.

O módulo de compras dá uma visão clara do estoque para uma gestão mais fácil. Ele esclarece quais e quando produtos precisam ser comprados, com base em:

  • Análise de giro: O sistema envia uma sugestão de compra ao gestor levando em conta quanto do produto foi vendido em determinado período de tempo e quanto precisa ser comprado para evitar a falta ou quantidade inferior ou superior à necessidade real de vendas da empresa naquele período.

  • Análise de estoque mínimo: O gestor pode definir um estoque mínimo e fazer uma lista automaticamente dos produtos que estão abaixo do estoque mínimo.

  • Análise de pedido: Sugestão de compra enviada ao gestor após o pedido de compra ser registrado no sistema para que possa ser feito o envio/produção.

Vendas

O que é um processo de vendas?

Um processo de vendas consiste em um modelo de regras, ações e atividades utilizados por todos os envolvidos da área comercial. Ele deve ser ensinável, escalável, mensurável e previsível. Com ele, espera-se um ganho de eficiência e produtividade, reduzindo a margem de erros na operação.

Principais sub-processos e controles

  • Prospecção

  • Gestão de Vendas

  • Pós Vendas

  • Metas e Orçamentos

  • Comissionamento

Problemas de um processo inadequado

  • Alto índice de retrabalho e baixa produtividade

  • Falta de padrões organizacionais leva à dependência de talentos individuais

  • Perda de vendas por falta de controle das solicitações e pedidos

  • Falta de previsibilidade

Benefícios de um processo adequado

  • Reduz erros na operação;

  • Reduz o desperdício e perda de tempo;

  • Aumenta a produtividade de vendas;

  • Melhora a qualidade dos serviços prestados;

  • Treina e desenvolve colaboradores;

  • Define e controla processos;

  • Vende mais e com maior qualidade

Faturamento

O que é um processo de estocagem?

O faturamento como um processo, também conhecido como billing, é a área de uma empresa responsável por gerar as cobranças aos clientes após o fechamento de um negócio, emitir os documentos fiscais e despacho dos transportes quando necessário. Em outras palavras, trata-se do processo de emitir notas fiscais a partir de uma venda.

Principais sub-processos e controles

  • Faturamento

  • Gestão Fiscal

  • Gestão de cobranças (geração de controle)

  • Emissão de notas fiscais

  • Gestão de entregas

Problemas de um processo inadequado

  • Falta de controle junto a expedição

  • Excessos/falta de tributos

  • Má gestão de transportes que pode ocasionar fretes mais caros ou não recebimento da mercadoria (ou recebimento com atrasos) por parte do cliente.

Benefícios de um processo adequado

  • Otimização do espaço do estoque

  • Custos com estoque reduzidos

  • Prazos de entrega e produção, melhores atendidos.

  • Maior clareza no controle de estoque

  • Evita possíveis inconsistências, como faltas, excessos, avarias e furos.

Estocagem

O que é um processo de estocagem?

A estocagem é responsável pela organização, alocação e gerenciamento de materiais.

Principais sub-processos e controles

  • Recebimento

  • Conferência

  • Estocagem

  • Separação

  • Embalagem

  • Expedição

Problemas de um processo inadequado

  • Falta de produtos no estoque

  • Excessos

  • Avarias

  • Desconformidades

  • Furtos

Benefícios de um processo adequado

  • Otimização do espaço do estoque

  • Custos com estoque reduzidos

  • Prazos de entrega e produção, melhores atendidos.

  • Maior clareza no controle de estoque

  • Evita possíveis inconsistências, como faltas, excessos, avarias e furos.

Precificação

O que é um processo de precificação?

Precificação é o processo de definição de preços praticados pela sua empresa e quais políticas, segmentos e meios como define margem aplicada e critérios de preços para sua carteira de clientes.

Principais sub-processos e controles

  • Custos da empresa

  • Custos de produção/compra de bens e serviços

  • Carga tributária

  • Margem de descontos

  • Cálculo do markup

  • Definição do tipo de tabela de preços utilizada (por cliente, geral, por empresa, por região, categoria de cliente, dentre outros)

Problemas de um processo inadequado

  • Prejuízos financeiros para o negócio

  • Precificação incorreta de produtos ou serviços.

  • Prejudica o caixa e o capital de giro

  • Surgimento de riscos que podem levar à falência da empresa

Benefícios de um processo adequado

  • Crescimento do lucro, pois o empresário pode fazer a definição estratégica dos seus produtos ou serviços;

  • Facilidade para definir os limites de descontos, o que evita prejuízos resultantes da concessão equivocada;

  • Evita o risco de vender pelo custo ou ter prejuízos.

Comissionamento

O que é um processo de comissionamento?

Comissão é um incentivo ao vendedor que, além de ajudar a alavancar as vendas, recebe uma recompensa por venda ou por meta.

Principais sub-processos e controles

  • Acompanhamento das vendas

  • Definição de percentual de comissão

  • Criação de regras para comissionamento

  • Cálculo da comissão de cada vendedor

  • Definição de metas para o time de vendas e para a empresa

Problemas de um processo inadequado

  • As comissões, se negligenciadas, afetam a projeção financeira planejada pela empresa.

  • Vendas mal feitas e clientes insatisfeitos

  • Alto índice de churn

Benefícios de um processo adequado

  • Maior incentivo ao time de vendas

  • Maior acompanhamento e projeção das vendas

  • Crescimento do negócio com mais visibilidade e previsibilidade

Pagamentos

O que é um processo de pagamentos?

É o processo responsável por acompanhar os passivos e pagar as contas de uma empresa.

Principais sub-processos e controles

  • Transferência para pagamento de fornecedores;

  • Validação de contas bancárias;

  • Envio de comprovantes de pagamentos;

  • Emissão dos relatórios da rotina de contas a pagar;

  • Folha de pagamento;

  • Conferência de pedidos e notas fiscais;

  • Elaboração de fluxo de caixa;

  • Controle de disponibilidades financeiras no caixa e no banco;

Problemas de um processo inadequado

  • Atraso de pagamentos

  • Multas e juros de atraso

  • Problemas judiciais

  • Perda de credibilidade com fornecedores, clientes e colaboradores.

Benefícios de um processo adequado

  • Reduzir ou eliminar gastos desnecessários

  • Visão mais precisa das despesas

  • Evita atrasos, multas e processos judiciais

Recebimento e Cobrança

O que é um processo de recebimento e cobrança?

É uma atividade gerenciada pela tesouraria da companhia. Por meio dela, entradas e saídas de dinheiro são controladas, uma tarefa que dá suporte ao fluxo de caixa.

Principais sub-processos e controles

  • Verificação de todos os bens e serviços recebidos

  • Verificação de todos os pagamentos efetuados

  • Computar pagamentos e recebimentos no fluxo de caixa.

Problemas de um processo inadequado

  • A falta de visão do negócio em termos financeiros.

  • Grande risco de falência.

Benefícios de um processo adequado

  • Permite o equilíbrio entre as despesas e as receitas.

  • Auxilia nas grandes tomadas de decisão.

Caixas e Bancos

O que é um processo de caixas e bancos?

O fluxo de caixa é o controle das entradas e saídas, a conciliação bancária é a comparação do fluxo financeiro interno da sua empresa com o extrato bancário, tendo como objetivo encontrar e resolver a diferença entre eles, fazendo com que seu controle financeiro reflita a realidade.

Principais sub-processos e controles

  • Fechamento de caixa

  • Conciliação bancária

Problemas de um processo inadequado

  • Divergência de valores do fluxo financeiro com a conta bancária

  • Maiores riscos de erros de lançamentos e fraudes

Benefícios de um processo adequado

  • Maior controle de todos os lançamentos da empresa e identificação de possíveis falhas e divergências nas finanças.

  • Maior segurança e confiabilidade de dados.

  • Garante a saúde financeira da empresa e assegura que não haverá nenhum susto inesperado

Produção

O que é um processo de produção?

É o processo responsável pelo desempenho de técnicas de gestão da produção de bens e serviços. Possui como principal finalidade desenvolver produtos e serviços a partir de matéria-prima.

Principais sub-processos e controles

  • Compreender e desenvolver os objetivos estratégicos da produção;

  • Criar produtos, serviços e processos de produção;

  • Proporcionar melhoria contínua do desempenho da produção;

  • Gerar visão sistêmica do processo.

Problemas de um processo inadequado

  • Ineficiência na produção, que acarreta em atrasos de produção

  • Maiores custos com estoque e armazenagem

  • Perda de matérias primas.

Benefícios de um processo adequado

  • Garantir um alto índice de produtividade e menor índice de falhas e erros.

  • Diminuição do custo de produção e aumento da lucratividade

Resumo

Todo negócio segue a mesma estrutura, ele precisa:

  • Comprar produtos e serviços e fazer uma análise de giro.

  • Vender em um ou mais canais de venda.

  • Estocar produtos e fazer o controle de entrada, saída e devoluções. E caso tenha vários estoques, fazer a integração destes.

  • Produzir, controlando a necessidade de produção, prazos e custos.

  • Precificar os produtos e/ou serviços de acordo com todos os custos reais de cada canal de venda.

  • Comissionar os vendedores de acordo com métricas pré-estabelecidas.

  • Pagamentos de todos os custos da operação em dias, evitando multas por atraso.

  • Receber e cobrar dos clientes, evitando inadimplência ou cobranças indevidas.

  • Controle de Caixa e Bancos para tomar decisões de forma consciente.

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